Arquivo da categoria: Criar uma web rádio de sucesso [Parte 1]

Cria Web Rádio de Sucesso

Como Planejar e definir estratégias para criar uma web rádio de sucesso [Parte 1]

Há bastante tempo possuir um canal de comunicação de massa não é exclusividade de grandes corporações do setor. Atualmente, qualquer um pode ter um bom público, disponibilizar sua programação, contar com grande audiência e até ter rentabilidade, claro que se conseguir um bom planejamento estratégico do serviço ofertado.

Para web rádios ou simplesmente rádio online, esse processo pode ser ainda mais fácil, uma vez que existem diversas ferramentas de transmissão disponíveis na internet com custo acessível e amplo alcance.

Como hoje o acesso à internet está cada vez mais rápido e amplo, as pessoas buscam conteúdo que ofereça melhor usabilidade e facilidade, quer seja via smartphones, tablets ou PC/Notebook.

Com base nisso, demonstramos nesta postagem um pequeno tutorial de como administrar da melhor forma a criação de uma web rádio. Neste artigo você encontrar sugestões simples sobre como criar sua estação na internet até informações sobre criação e gerenciamento da programação.

No entanto, daremos uma breve explicação sobre o significado de web rádio para que consiga entender suas particularidades.

Entenda o que é uma web rádio

Há tempos atrás era preciso um dispositivo de rádio próprio para ouvir músicas e demais programas, hoje, com o avanço das tecnologias, até veículos de massa como TV, Rádio e Jornal receberam versões ‘online‘ contendo hospedagem e transmissão via internet.

O mais legal dessa ‘modernização‘ dos meios de comunicação seria referente às pessoas, antes somente receptoras, agora com possibilidade de transmitir conteúdo.

Para as web rádios, basicamente não há fronteiras de transmissão, o que significa dizer que sua web rádio pode ser acessada por qualquer pessoa e em qualquer lugar do planeta.

Enquanto rádios convencionais dependem de ondas eletromagnéticas, a web rádio difunde o som de forma digital, chegando em qualquer lugar que haja conexão à internet.

Uma questão importante é: Como montar uma programação de qualidade, gerar conteúdo relevante, fazer uma boa playlist, divulgar notícias e transmitir tudo via internet?

Tais procedimentos são mais fáceis que parecem. Abaixo, veja como criar e manter sua web rádio.

Estabeleça um gênero para a sua web rádio

O primeiro passo antes de disponibilizar sua web rádio é o planejamento das ações, definindo inicialmente o gênero da rádio, em outras palavras, a temática da programação que será transmitida.

Assim você pode fazer um gerenciamento mais eficaz do seu canal, definir seu público-alvo com mais precisão e também buscar parcerias comerciais.

Listamos alguns exemplos de gêneros de rádio e web rádio para ilustrar melhor a situação:

  • Rádio musical -> Programação basicamente composta por músicas, com pequenos espaços para locução, comentários, notícias e entretenimento. A rádio pode ser segmentada por estilos musicais (sertanejo, pop rock, clássicos, jazz, entre outros) ou abrigar todos os ritmos.
  • Rádio noticiosa -> O objetivo principal é de propagar notícias e/ou conteúdo jornalístico, com informações atualizadas, incluindo também prestação de serviços ao público. O conteúdo pode ser variado (tocando em vários assuntos) ou específico (focado em uma temática específica, como economia, educação, saúde ou qualquer outro que seja pertinente à audiência e horário).
  • Rádio esportiva -> Também de cunho mais informativo, no entanto, com um conteúdo mais voltado para os esportes, abrindo (ou não) espaço para a transmissão de jogos em tempo real.
  • Rádio entretenimento -> Programação variada, incluindo desde notícias (não necessariamente atualizadas) até músicas, entrevistas, debates, etc.
  • Rádio trânsito -> Disponibiliza em tempo real as condições do trânsito/tráfego para motoristas de uma cidade ou região, tem a finalidade de ajudá-los a identificar o melhor trajeto para seu destino. Bastante comum nas principais capitais do país.
  • Rádio religiosa -> Difunde notícias e músicas de uma determinada denominação religiosa. Transmite cultos, pregações e eventos (geralmente ao vivo). Também possui momentos de reflexão e pontos de interação com a audiência, como por exemplo a leitura de cartas ou aconselhamento.