Criar web rádio

Como Planejar e definir estratégias para criar uma web rádio de sucesso [Parte 2]

Abaixo separamos para você algumas dicas que podem ser muito útil na hora de criar sua web rádio.

Veja a seguir:

Qual tipo de público pretende atingir?

Após definir o estilo da Web rádio, você deverá estabelecer o tipo de público-alvo para sua programação, em outras palavras, os possíveis interessados por seu conteúdo.

Esse procedimento é indispensável, uma vez que esse público irá definir seu canal de comunicação. Todos os anúncios e programas são criados com base em sua audiência.

Se escolher o gênero musical por exemplo, apesar das inúmeras variações, poderá focar em um público bem específico. Caso queira focar em conteúdo para adolescentes, deverá escolher estilos contemporâneos como pop, rock ou eletrônico, invés de músicas mais antigas dos anos 60, 70 ou clássicas.

Recentemente, especialistas da área de comunicação passaram a utilizar personagens fictícios (personas) para representar seu público-alvo. O funcionamento dessa estratégia é baseado nas respostas de perguntas como:

  1. sexo: masculino, feminino ou ambos;
  2. faixa etária: acima dos 35 anos, adolescentes, idosos;
  3. classe: média, alta, baixa, todas;
  4. escolaridade: superior, universitário, escolar;
  5. gostos e preferências: aventureiros, surfistas, religiosos, esportistas;
  6. frequência que fica na internet: alta, média, baixa;
  7. formas de acesso à internet: computador, smartphone, tablets, entre outros.

Respondendo perguntas como essas, já terá coletado informações valiosas sobre seu público, estando apto para começar montar sua programação.

Reúna os equipamentos necessários

Verifique sempre se possui todos os itens necessários para colocar sua rádio no ar corretamente.

Será preciso um bom serviço de streaming (forma de transmissão da programação via internet, pode ser em tempo real ou programado), também deverá contar com um computador equipado com internet banda larga (pelo menos 1 MB).

O Auto DJ ilustra bem um serviço de streaming, possibilitando também além da transmissão, soluções práticas sobre montagem e edição da programação.

Através do Auto DJ, será possível guardar músicas e áudios diversos, criar playlists e liberá-las em sua programação. Também poderá fazer vinhetas e locuções automatizadas por exemplo, informar a hora, dia e trânsito local.

De maneira geral, certos itens podem ajudar em sua programação diária. Em uma rádio informativa, por exemplo, é preciso ter um bom microfone, além de cadeira e mesa (para recepcionar convidados/entrevistados), monitores de som (e de câmera), revestimento acústico no estúdio, dentre outros.

Não deixe também de reservar um lugar exclusivo para a rádio, opte sempre por locais tranquilos, com pouco movimento e barulho. Não que isso atrapalhe a transmissão, no entanto, dependendo do trabalho a ser realizado (uma entrevista ou transmissão ao vivo), um local mais reservado irá proporcionar um melhor andamento das atividades.

Bem essas foram algumas pequenas dicas para você que está querendo montar uma web rádio de qualidade.

Até a próxima e não deixe de comentar ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *